Participe da comunidade do meu Blog

domingo, 20 de setembro de 2009

A demonstração de força de Beto Richa


Foi uma demonstração de força dos tucanos, especialmente do tucanato que torce pelo lançamento de Beto Richa ao governo. Pelo menos cinco mil pessoas estiveram hoje no Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade. para o Encontro Regional do PSDB. O dobro do esperado. Foram contados ao final 350 dos 399 municípios do paraná representados.

Beto Richa chegou por volta das 12h30, acompanhado de Dona Fernanda Richa. Para não faltar ao encontro, ele veio de carro de Londrina, onde foi na noite de ontem para receber homenagem. Não havia teto para uma viagem de avião.

Era clara a preferência da absoluta maioria pela candidatura de Beto Richa. Alvaro Dias foi aplaudido. Educadamente. Sem nenhuma manifestação de apoio. Quando Beto foi anunciado, todos ficaram de pé para aplaudir. Cartazes com a frase “Sou Beto” tomaram conta do enorme salão. Não houve uma enquete para saber o candidato preferido, mas nem seria necessário de tão clara a preferência por Beto.


Ao chegar, Beto declarou à imprensa. “Este encontro é a busca da consolidação de uma grande aliança partidária para desenvolver um grande projeto para o Paraná. O partido está unido e tem duas opções. No ano que vem, vamos escolher o melhor nome. Pesquisas mostram que cerca de 70% dos curitibanos querem me ver na disputa em 2010 e o meu primeiro compromisso é com aqueles que me elegeram.”

Ao ser questionado sobre a ausência de Osmar Dias no encontro, Beto disse que Osmar deve ter suas razões para não ter comparecido. “Ele deve estar correndo o estado. Eu também não pude comparecer em Foz do Iguaçu no encontro do PDT, mas não descarto a possibilidade de nenhuma aliança”, disse Beto Richa.

Alvaro Dias e a unidade


O senador Alvaro Dias chegou minutos depois de Beto Richa e falou com a imprensa.

“Acho que é um evento para celebrar a unidade partidária. O PSDB agiu com Inteligência para escolher o nome do candidato ao governo com base nas pesquisas de intenção de voto. Devemos partir unidos para eleição do ano que vem. Há uma obrigação partidária. Se o partido me escolher serei o candidato, mas isso só vai acontecer se eu estiver liderando as pesquisas”, disse Álvaro.

Alvaro foi aplaudido ao discursar, mas enquanto falava, via diante dele cartazes com a frase “Eu sou Beto”. Driblou o constrangimento com a afirmação: “Estou ao lado de Beto. Se ele for o candidato do partido, terá meu apoio, assim como sei que se eu for o candidato, preciso, quero e sei que terei o apoio dele. O PSDB é maior que ambições pessoais”, afirmou Álvaro.

Ele gastou boa parte de seu tempo criticando o governo Lula e reforçou o compromisso que o partido assumiu com as pesquisas. “Rossoni, Beto e Traiano foram a Brasília e, ao lado de Fruet, Hauly e Afonso Camargo, conversaram com a direção nacional do partido e assumimos todos o compromisso de escolher o candidato que estiver melhor posicionado nas pesquisas. Esta é uma manifestação de inteligência”, disse Alvaro.

A preferência de Rossoni

Valdir Rossoni falou depois do Álvaro e deixou por último o Beto. Afirmou que o encontro reuniu representantes de 350 municípios e que pelo menos 150 prefeitos estavam lá. Deixou clara sua preferência por Beto. “O Álvaro sabe do que vou dizer. Em conversa com Serra e Aécio, eles disseram que o Beto Richa é a renovação do PSDB. É o coração do PSDB que está pulsando. E posso afirmar aqui que sei que muitos trabalharam pela minha permanência na presidência estadual do partido, mas o Beto foi a principal voz que me fez permanecer neste comando”, disse Rossoni.

Beto Richa, o preferido dos tucanos

Beto Richa foi aplaudido de pé e interrompido várias vezes com manifestações de apoio. Falou da aprovação popular de sua administração, das audiências públicas e das coligações. “Coloco o meu nome à disposição do PSDB para disputar o governo do Paraná. Todos sabem o quanto relutei em assumir esta posição mas ouvi os gritos do partido e dos aliados. Espero ser o mensageiro de novas idéias e levar para o Paraná a renovação que Curitiba apresenta como capital modelo do país. Queremos caminhar juntos com os 11 partidos que nos elegeram e com outros que deverão se unir a nós. Tenho certeza Álvaro, que vamos saber conduzir nossas pré-candidaturas e nossa unidade é de vital importância e que ninguém duvide que vamos caminhar juntos em 2010”, disse Beto.

Final de encontro
No final, foi uma grande confusão para conseguir almoçar. Muitos desistiram do frango e da polenta por falta de lugar. Beto Richa ficou posando para fotos por quase duas horas. Já o Álvaro saiu logo depois do final dos discursos sem tirar fotos com ninguém.
Fonte: Blog Fabio Camapana e fotos de Lineu Filho

Nenhum comentário: