Participe da comunidade do meu Blog

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Defesa Civil socorre 39 municípios do Paraná prejudicados pela chuva

As fortes chuvas que atingiram o Paraná entre a noite de segunda-feira (7) e a madrugada desta terça-feira (8) deixaram 648 pessoas desalojadas, provocaram danos em 1.875 casas e afetaram mais de 6,9 mil moradores em 39 municípios do Estado. Residências foram destruídas na cidade de Santo Antonio do Sudoeste e 82 desabrigados são atendidos pela Defesa Civil. Em Primeiro de Maio, região Norte paranaense, 14 pessoas ficaram feridas.

De acordo com o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, os pedidos de ajuda à Defesa Civil diminuíram, mas ainda não é possível contabilizar os prejuízos.

“Somente depois de finalizado um levantamento de danos, será possível determinar o nível de intensidade do desastre e avaliar se é necessário decretar estado de emergência. Estamos atentos”, explica ele.


CIDADES - De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, a velocidade do vento chegou a 104 km/h no Sudoeste do Estado. No município de Pato Branco foram registrados cerca de 150 destelhamentos e mais de 600 pessoas afetadas. Em Cascavel, 145 residências foram destelhadas e 380 pessoas prejudicadas.

Na mesma região, 300 moradores de Francisco Beltrão registraram problemas causados pelo mau tempo. Na cidade de Renascença, 200 casas, 4 prédios públicos e 3 edificações comunitárias foram afetados pelo vendaval. Em Pranchita, aproximadamente 100 residências foram afetadas pelo vendaval e um ginásio de esportes foi destruído.

Também tiveram problemas os municípios de Santo Antônio do Sudoeste (7 casas destelhadas), Ampére (120 pessoas afetadas), Manfrinópolis (74 moradores prejudicados), Palmas (80), Clevelândia (200), Pinhal do São Bento (104) e Pérola do Oeste (8)

Na Região dos Campos Gerais, vendaval e granizo afetaram cerca de 90 casas em Ponta Grossa. Em General Carneiro, mais de 800 pessoas foram afetadas. As cidades de Guarapuava, Pinhão, Tibagi, Irati, Arapoti, Marquinho e Prudentópolis registraram destelhamentos e quedas de árvores. Em Cantagalo, aproximadamente 200 residências foram destelhadas .

No Norte do Estado, os moradores de Jandaia do Sul e Rosário do Ivaí também sofreram com os danos relacionados às chuvas.

Na Região Oeste, a Defesa Civil realiza atendimento na área rural de Diamante do Sul.

Na Região Metropolitana de Curitiba, foi registrado deslizamento de terra em Rio Branco do Sul, destelhamentos em Fazenda Rio Grande, Tijucas do Sul e Campina Grande do Sul. Pontos de alagamento foram notificados em Pinhais e Colombo.

No Litoral, aconteceram desabamentos de telhados em Guaratuba e Paranaguá, além de quedas de árvores em Morretes.

TEMPO - Segundo previsões do Simepar, choverá forte na noite desta terça-feira, na maioria das regiões do Estado. A massa de ar frio que se mantém sobre o Estado provoca raios, rajadas de vento e chuva de granizo. Fonte: Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário: