Participe da comunidade do meu Blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CNJ cria projeto para fiscalizar sistema carcerário

Departamento terá como objetivo monitorar e fiscalizar cumprimento das resoluções e recomendações do órgão

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou ontem um anteprojeto de lei que cria o Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas. A proposta segue agora para o Congresso Nacional.

Conforme o CNJ, o departamento terá como objetivo monitorar e fiscalizar o cumprimento das resoluções e recomendações do órgão em relação à prisão provisória, prisão definitiva, medida de segurança e internação de adolescentes. Também deve planejar, organizar e coordenar mutirões para reavaliação das prisões provisórias e definitivas e também as medidas de segurança, internações de adolescentes e o aperfeiçoamento de rotinas cartorárias.


O departamento acompanhar ainda a implantação e funcionamento dos sistemas de gestão eletrônica para execução penal e mecanismos de acompanhamento eletrônico das prisões provisórias em todo o Brasil; a instalação de unidades de assistência jurídica voluntária no sistema carcerário e de execução de medidas socioeducativas. Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: