Participe da comunidade do meu Blog

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Secretaria Antidrogas de Curitiba faz ação preventiva em rave

Com o uso de cães farejadores e câmeras infravermelhas de monitoramento, o trabalho serviu para inibir possíveis problemas

Secretário Antidrogas Municipal, Fernando Francischini

O trabalho de prevenção desenvolvido pela Secretaria Antidrogas Municipal demonstrou resultado positivo mais uma vez. No último sábado (15), a equipe de operações especiais da secretaria esteve na festa rave promovida pela casa noturna Liqüe. O evento reuniu cerca de três mil pessoas no Embratel Convention Center.

A operação, feita em conjunto com os organizadores do evento, garantiu a tranqüilidade da festa. Com o uso de cães farejadores e câmeras infravermelhas de monitoramento, o trabalho serviu para inibir possíveis problemas, como a entrada de drogas e atos de violência entre os frequentadores, que elogiaram a iniciativa.

"Nem sempre balada significa drogas. Não é porque a gente está aqui que a gente vai usar ou consumir. Acho ótimo esse trabalho de prevenção", afirmou a representante comercial Angela Akemi, que foi à festa com um grupo de amigos.

Para os promotores de eventos de música eletrônica, a parceria com a Secretaria Antidrogas só tem dado bons resultados. De acordo com o organizador da festa, Leandro Jabur, o trabalho afasta possíveis traficantes ou pessoas que desejam estragar a festa com o consumo de drogas. "Estamos muito felizes com essa parceria, porque além de tornar a festa mais segura também dá segurança para os pais. Desta forma eles deixam os filhos irem à festa porque sabem que a secretaria vai estar atuando. Então, facilita muito, até na venda de convites", disse Jabur.

Durante o evento de sábado, apenas uma pequena quantidade de cocaína, envolvida em um papelote, foi encontrada no chão do banheiro. O portador da droga não foi identificado.

Para o secretário Antidrogas Municipal, Fernando Francischini, isso significa que o trabalho tem sido altamente eficaz. "Já temos mais de um ano e meio de participação em todos os eventos de música eletrônica em Curitiba. E não tivemos nenhuma grande ocorrência de violência ou de grandes distúrbios, como havia antes em festas na capital. Houve uma grande diminuição de drogas devido às grandes apreensões. E agora diminuiu ainda mais. Quase não identificamos mais na entrada destas festas situações envolvendo drogas. Para nós e para os organizadores, isso é um certificado de que estamos no caminho certo", garantiu Francischini.

De acordo com o secretário, o trabalho desenvolvido se reflete nas dezenas de telefonemas para a secretaria Antidrogas nos fins de semana. "Toda sexta-feira temos uma grande demanda de ligações de pais e mães perguntando se a Secretaria Antidrogas vai estar nas festas. Os pais se sentem mais tranqüilos em deixar o filho frequentar esse tipo de evento quando sabem que estaremos presentes", disse Francischini. Fonte: Bem Paraná

Nenhum comentário: