Participe da comunidade do meu Blog

domingo, 16 de agosto de 2009

Pré-candidatos levam clima eleitoral em viagens ao interior

Visitas de Beto Richa, Osmar Dias e Orlando Pessuti aos municípios paranaenses revela intenção de articular candidatura e buscar apoios para 2010

Três dos principais pré-candidatos ao governo do Paraná em 2010 – Beto Richa (PSDB), Osmar Dias (PDT) e Orlando Pessuti (PMDB) – já estão em clima de campanha. O trio tem viajado constantemente ao interior do estado para participar de eventos. Nesses encontros, os discursos revelam que a intenção é articular politicamente suas candidaturas, buscar apoio e apresentar à população suas ideias pa­­ra governar o estado – ainda que a maioria das reuniões oficialmente não tenha nenhuma intenção eleitoral, pois a antecipação de campanha é ilegal, podendo gerar multa e uma eventual cassação do registro da futura candidatura.

Dos três pré-candidatos, so­­men­­te o prefeito de Curitiba Beto Richa ainda não admite que pretende disputar a eleição no ano que vem. O tucano afirma que a decisão de concorrer ou não ao governo deve ser definida só em 2010. Já o senador Osmar Dias e o vice-governador Orlando Pessuti já se declararam pré-candidatos.


“Projeto Paraná”
Osmar já discute o plano de governo para 2010

Osmar Dias (PDT) tem dividido sua agenda política de senador com a de pré-candidato ao governo do Paraná em 2010.

Onde estiveram
Confira quais foram as viagens dos pré-candidatos ao interior neste ano:


Beto Richa
Foz do Iguaçu (12 de fevereiro), Cascavel (13 de fevereiro), Umuarama (12 de março), Paranavaí (13 de março), Pato Branco (20 de março), Francisco Beltrão (20 de março), Palmas (21 de março), Laranjeiras do Sul (24 de abril), Ponta Grossa (8 de maio), Maringá (15 e 16 de maio), Ibaiti (29 de maio), Ivaiporã (26 de junho), Dois Vizinhos (3 de julho), Cambé (10 de julho) e Cianorte (31 de julho).

Osmar Dias*
Foz do Iguaçu (25 de abril), Maringá (9 de maio), Paranaguá (6 de junho), Colombo (27 de junho) e Campo Mourão (11 de julho).

Orlando Pessuti
Cumpre agenda semanalmente para entrega de obras no interior, na condição de vice-governador.

*Eventos de discussão do plano de governo.
O peso do interior nas urnas explica a importância pré-eleitoral das cidades mais afastadas da capital. Cerca de 80% do eleitorado paranaense está fora da região metropolitana de Curitiba.

As viagens do prefeito

As viagens do prefeito de Curitiba, Beto Richa, ao interior chamaram a atenção dos vereadores da oposição. Na semana passada, eles conseguiram aprovar um requerimento solicitando informações sobre as viagens. No requerimento, eles querem saber quantos e quais municípios foram visitados desde o início deste ano e quais são os objetivos e as consequências desta maratona de Richa para a cidade de Curitiba. Os oposicionistas acusam o prefeito de estar fazendo campanha eleitoral antecipada.

A Gazeta do Povo fez um levantamento sobre as viagens de Richa desde o início deste ano. Consul­­tando o site do presidente estadual do PSDB, deputado Valdir Rossoni (www.valdirrossoni.com.br), e o do partido (www.psdb-pr.org.br), é possível afirmar que o prefeito viajou ao interior em pelo menos 11 fins de semana neste ano.

Richa percorreu todas as regiões do Paraná e esteve em 15 municípios do interior falando para uma pla­­teia de lideranças comunitárias, es­­tudantes e políticos. As justificativas para as viagens são basicamente duas: apresentar a experiência de Cu­­­ritiba de gestão ou participar de encontros suprapartidários.

A última incursão do prefeito de Curitiba pelo interior do Paraná aconteceu no dia 31 de julho, quando ele esteve em Cianorte, no Norte do estado, para participar de um encontro suprapartidário. Questionado durante o evento, Richa negou que esteja fazendo campanha antecipada em suas viagens pelo interior. Apesar disso, durante o encontro de Cianorte, aliados de Richa distribuíram jornais com os dizeres: “Beto Richa: Aprovado pelas pessoas, preparado para ser governador”.

Já na chegada de Richa na cidade, o clima era de campanha eleitoral. Para receber a comitiva tucana, que viajou em um jatinho fretado, reuniram-se lideranças de cerca de 50 municípios da região, de diversos partidos, entre vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e deputados – como o estadual Douglas Fabrício (PPS) e o federal Alfredo Kaefer (PSDB).

A reportagem da Gazeta do Povo acompanhou a estada de Richa na cidade. O ponto alto da visita foi uma reunião no teatro da cidade, acompanhada por cerca de 500 servidores da prefeitura de Cianorte, administrada pelo tucano Edno Guimarães. No palco, decorado com faixas nas cores do partido, o tom de campanha se tornou mais evidente, lembrando um comício. Durante os discursos, o prefeito de Curitiba foi chamado de “grande líder do PSDB” e de “futuro governador do Paraná”.

Severino Nunes de Araújo – presidente estadual do PSB, partido do vice-prefeito de Curitiba Luciano Ducci – deu a declaração mais entusiasmada e se sobrepôs ao discurso oficial. “O nosso partido tem um candidato ao governo do Paraná, que é este jovem responsável e preparado”, disse, referindo-se a Richa.

Além da reunião no teatro municipal, que se encerrou com a distribuição dos jornais com conteúdo elogioso a Richa, o prefeito e sua comitiva executaram uma agenda tipicamente de campanha, que incluiu visitas a rádios e a um jornal da cidade, discurso na Câmara de Vereadores e passeio por empresas locais.
Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: