Participe da comunidade do meu Blog

domingo, 30 de agosto de 2009

Interpol lança alerta vermelho para terroristas paquistaneses

A Interpol (polícia internacional) emitiu nesta quarta-feira um "alerta vermelho" para terroristas paquistaneses procurados na Índia por conexão com os recentes ataques na cidade indiana de Mumbai, que deixaram ao menos 172 mortos e ampliaram a rivalidade histórica entre as duas potências nucleares.

A Índia afirma que Hafiz Saeed, fundador do grupo islâmico radical Lashkar-e-Taiba, foi o cérebro dos ataques de 26 de novembro de 2008 em Mumbai, capital financeira do país. Saeed foi preso no Paquistão em dezembro passado, depois que uma resolução do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) o colocou na lista de apoiadores da rede terrorista Al Qaeda.

Mas, em junho, uma corte libertou Saeed por evidências insuficientes --o que levou o governo paquistanês a pedir uma nova prisão. O caso está pendente.

Interpol disse que o alerta não representa uma ordem internacional de prisão, mas é emitido toda vez que o governo de um país pede auxilio para localizar ou identificar suspeito para sua prisão e extradição.


No seu site, a polícia internacional identifica o suspeito como Hafiz Saab Sayed. A agência diz que o mandato de prisão foi emitido em Mumbai por várias ofensas, incluindo "crimes contra a vida e saúde", sequestro e terrorismo.

A Interpol diz ainda que muitos de seus países-membros consideram o alerta vermelho um pedido válido para prisão provisória.

Ataques

Os ataques terroristas coordenados atingiram regiões nobres de Mumbai, onde ficam dois de seus mais luxuosos hotéis, o Taj Mahal e o Oberoi Trident, o aeroporto internacional e o Café Leopold, frequentado por gente de Bollywood (a gigante indústria cinematográfica indiana).

Explosões também foram registradas em outros pontos, como a estação de trem Chhatrapati Shivaji, uma das mais movimentadas da Índia, delegacias e um hospital. Fonte: Folha Online via Reuters

Nenhum comentário: