Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Boatos sobre a gripe suína se espalham pela internet e causam pânico no Paraná

Se depender dos conselhos que circulam pela internet, "comer alho e cebola" e "evitar tomar leite" podem combater a gripe suína --a gripe A (H1N1). Os e-mails que sugerem uma epidemia incontrolável da doença no país circulam às dezenas pela web, especialmente entre moradores de Curitiba (PR).

Alguns deles sugerem ainda que o vírus "pode matar em 24 horas" e os "pulmões podem explodir" em decorrência da doença. Para especialistas, o pânico causado pelas correspondências eletrônicas é infundado.

Em Curitiba, um boato fez até com que pessoas fossem correndo aos supermercados, de luvas cirúrgicas, comprar mantimentos com receio que eles fossem fechados.

O secretário da Saúde do Paraná, Gilberto Martin, teve que desmentir, em coletiva, o teor das mensagens, que dizem que o governo está omitindo informações e que dezenas de médicos já morreram por causa da gripe na capital. As informações também foram desmentidas oficialmente pelos hospitais. A Secretaria da Saúde do Paraná confirma 58 mortes no Estado --18 delas em Curitiba.

Os e-mails, que costumam ser referendados por "um amigo que trabalha no Hospital das Clínicas" ou até por "um coveiro de um cemitério da região", dizem que "os próprios médicos estão em pânico", que "os pulmões das vítimas explodem" e que o vírus pode causar a morte em até 24 horas.


Para o infectologista do Hospital das Clínicas do Paraná, Clóvis Arns da Cunha, os médicos realmente passaram por momentos de angústia, especialmente quando o antiviral Tamiflu ainda não havia sido liberado para pacientes que não estivessem em estado grave.

O médico, no entanto, diz que a situação hoje está sob controle com a liberação do medicamento e que, mesmo que a maioria dos novos casos a partir de agora seja em razão do vírus H1N1, o número de ocorrências irá diminuir bastante com o fim do inverno.

Cunha rebate os dados dos e-mails. Segundo ele, a doença "não mata em até 24 horas", e só se agrava cerca de quatro a cinco dias depois dos primeiros sintomas. Os pulmões das vítimas tampouco explodem, e comer alho, cebola ou tomar vitamina C não colabora para prevenir a gripe.

Para ele, não há necessidade de fechar o comércio. A melhor forma de prevenção contra a gripe A é lavar as mãos e evitar aglomerações.
Fonte: Foha Online

Nenhum comentário: