Participe da comunidade do meu Blog

sábado, 4 de julho de 2009

Confirmado o primeiro caso de gripe suína em Maringá - reportagem de Carla Guedes

Adolescente de 16 anos pegou o vírus de parentes que vieram da Argentina; outros 11 casos suspeitos estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde. No mundo, já são 382 mortes

Um adolescente de 16 anos é o primeiro caso confirmado de Influenza A (H1N1), a gripe suína, em Maringá. O rapaz teve contato com familiares vindos da Argentina, onde a nova gripe já matou 44 pessoas. A Secretaria da Saúde informou que ele não viajou para o país, os parentes do adolescente é que vieram ao Brasil. Não se sabe, porém, em qual cidade aconteceu a contaminação.

“Não sabemos se os familiares vieram a Maringá ou se eles se encontraram em outro município”, acrescenta o secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi. O adolescente estava em monitoramento residencial e não chegou a ser internado. O resultado do exame que comprovou a gripe A foi divulgado ontem.

Conforme o secretário, o paciente está com “ótima evolução clínica” e fora do período de transmissão da doença — que é de dois dias antes do surgimento dos sintomas a até cinco dias depois. “Ele não transmite o vírus para mais ninguém”, tranquiliza.


Durante o período que o adolescente poderia passar o vírus para outra pessoa, Nardi afirma que ele permaneceu em isolamento domiciliar e que ninguém da família apresentou sintomas da doença. Pelo fato de os sintomas apresentados por ele não terem se agravado, a equipe médica optou pelo monitoramento residencial.

Sem medicação
O garoto apresentou os sintomas clássicos da doença: tosse, febre alta e dores pelo corpo. Durante o período em que foi monitorado pela Secretaria de Saúde, ele não recebeu nenhuma medicação. No momento, o paciente não está em isolamento residencial porque o período de transmissão da doença já passou.

Não há informações sobre o colégio onde o adolescente estuda. A secretaria não informou se entrou em contato com a direção da escola para comunicar o resultado do exame que deu positivo para o vírus da nova gripe. Até a tarde desta sexta-feira (3), Maringá tinha 11 pessoas com suspeita de gripe A em monitoramento e outros cinco casos descartados.
Todos os pacientes estão em casa e não há registros de casos graves. “Todos estão com excelente evolução clínica”, diz Nardi. O primeiro caso confirmado da doença na cidade, segundo Nardi, não muda o trabalho que estava sendo feito pela secretaria desde o início da epidemia. O secretário estende a recomendação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a todos os maringaenses.

As orientações são evitar viagens a países com casos confirmados da doença, lavar as mãos constantemente e, caso a data da viagem não possa ser transferida, deve-se evitar permanecer em locais fechados e de aglomeração de pessoas. No aeroporto de Maringá, alguns funcionários passaram a usar máscaras.
Fonte: O Diário do Norte do Paraná Online

Nenhum comentário: