Participe da comunidade do meu Blog

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Conferência começa a discussão da segurança pública com a sociedade


Representantes de organizações e entidades sociais e autoridades ligadas à segurança pública, participaram nesta sexta-feira (17), da abertura da 1.º Conferência Estadual de Segurança Pública do Paraná. O evento começou às 9h30, no Centro de Convenções de Curitiba, e contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, do diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça, Airton Michels, e do Procurador Geral de Justiça, Olympio Sá Sotto Maior Neto.


“O mais importante desta conferência é a participação direta e democrática da sociedade civil que tem abertura para propor políticas públicas de segurança que serão implementadas pelo governo federal. É um presente da democracia para todos nós”, disse Delazari.

Segundo Michels, a expectativa do encontro é discutir segurança com a sociedade. “O governo federal entendeu que era hora de colher as expectativas e propostas da sociedade civil. Para isso, a mobilização de todos os estados, e, em especial, a do Paraná, tem sido muito importante. Trata-se de uma grande consulta geral sobre segurança pública”, afirmou.

Nos dois dias de conferência, os participantes irão debater e propor soluções para melhorar a segurança pública. Cerca de 440 pessoas se inscreveram para participar do evento no Paraná, que tem como ponto de partida texto-base elaborado pelo Ministério da Justiça. São sete eixos temáticos envolvendo financiamentos, formação do profissional de segurança e prevenção da violência, diretrizes para o sistema penitenciário para serem debatidos em grupos.

Dentre os eixos mais procurados pelos participantes da Conferência Estadual do Paraná estão o de prevenção social do crime e das violências e construção da cultura da paz (eixo 5), valorização profissional e otimização das condições de trabalho (eixo 3) e gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo (eixo 1).

A etapa paranaense é eletiva para a 1.ª Conferência Nacional de Segurança que será realizada em Brasília, entre 27 e 30 de agosto. Além das diretrizes definidas nas discussões da etapa estadual, 40 representantes da sociedade civil e 29 trabalhadores eleitos serão eleitos para serem levados à discussão nacional.

A delegação do Paraná na etapa nacional também incluirá nove representantes já eleitos nas conferências municipais, realizadas anteriormente, e os servidores indicados pelo poder público. Na Conferência Nacional cada Estado, por meio de seus representantes, terão direto a voz e voto e poderão defender as especificidades de sua região na definição das políticas de segurança pública de todo o País.

Discussões anteriores - Em paralelo à organização do evento estadual, o estado também realizou diversas conferências livres que agregaram sugestões sobre segurança. O Paraná foi o estado que mais teve conferências livres. Para se ter idéia, apenas a Polícia Militar organizou 170.

O objetivo principal desses eventos foi o de reunir idéias para serem discutidas nas conferências estadual e nacional, além de eleger os representantes de cada setor da sociedade na conferência estadual.
Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Nenhum comentário: