Participe da comunidade do meu Blog

sábado, 27 de junho de 2009

Vivendo sem drogas - Informações para professores

O comportamento dos adultos tem grande influência nas crianças. Os professores têm o importante papel de informar os alunos - de forma clara e responsável - sobre as conseqüências do consumo drogas. Esse papel se torna ainda mais relevante se a criança não possuir uma família que a apóie e guie.

Os jovens enfrentam pressão em relação às drogas e à vida numa sociedade complexa e exigente. O uso dessas substâncias é basicamente um mecanismo para encarar ou escapar da insegurança.
Ajude os alunos a perceberem que não estão sozinhos quando se depararem com esses obstáculos e que existem maneiras saudáveis de contornar tais dificuldades.

Ensinando os alunos a se protegerem

Os professores podem ajudar a desenvolver a autoestima do aluno e a fortalecer suas habilidades interpessoais. Mostre tolerância, para que os estudantes possam dizer o que pensam. Induza a confiança estimulando as crianças a se aceitarem. Ajudeas a distinguir os riscos que envolvem consumo de qualquer substância psicoativa. Acima de tudo, mostre a eles que é sempre melhor fazer escolhas saudáveis.

Ensinando as crianças a expressar a criatividade

• Organizar competições artísticas sobre um determinado tema de prevenção de drogas;
• Enfatizar o esporte como uma opção saudável para os jovens;
• Desenhar camisetas com slogans que previnam o uso de drogas e o HIV/AIDS;
• Arrecadar dinheiro para instituições de caridade que ajudem meninos de rua que
usam drogas;
• Compartilhar conhecimentos novos com jogos interativos e peças de teatro

Por que a vulnerabilidade é um critério para avaliar atividade de prevenção?

O conceito de vulnerabilidade é relativamente recente no campo da saúde e está ligado ao esforço de superação das práticas preventivas baseadas no conceito de risco.

O conceito de risco ajuda a quantificar as possibilidades de adoecer. As estimativas de risco oferecem informações importantes sobre doenças.

Por exemplo: é possível calcular o número de fumantes que desenvolvem algum tipo de câncer e o número de não fumantes que têm os mesmos tipos de câncer.
A comparação entre os resultados permite concluir que as pessoas que fumam têm mais chances de ter câncer. Fonte: Escritório contra drogas e crime da ONU

Nenhum comentário: