Participe da comunidade do meu Blog

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Requião demite Ricardo Gomyde da Paraná Esporte

O motivo da demissão seria a ligação que Gomyde tem com o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), adversário político do governador

A demissão de Ricardo Gomyde (PCdoB) da presidência da Paraná Esporte – autarquia do governo estadual – nesta segunda-feira (8) pelo governador Roberto Requião (PMDB) não significa que o partido sairá da base de apoio de Requião e nem que o PCdoB rompeu com o chefe do Executivo estadual, de acordo com o secretário-geral da legenda no Paraná, Joel Benin. Segundo ele, é preciso pensar na sucessão presidencial de 2010, sendo assim, o PMDB do Paraná e o PCdoB devem formar coligação com o PT, para apoiar o candidato a substituto do presidente Luís Inácio Lula da Silva. “Não houve rompimento. Desejamos que possa haver aprofundamento da relação do partido com o governador Requião. O objetivo é o fortalecimento de um projeto maior para 2010, com a formação de um palanque no Paraná para Dilma Rousseff” – ministra-chefe da Casa Civil e virtual candidata do PT à presidência da República nas eleições do próximo ano -, comentou.


Benin disse ainda que o PCdoB foi surpreendido com a decisão de Requião e que houve um desgaste por causa desse episódio, mas que espera que o partido possa manter uma boa relação com o governador.

No entanto, em solidariedade a Gomyde, todos os membros do PCdoB irão entregar os seus cargos no governo estadual - e não apenas os que eram ocupados na Paraná Esporte. Essa decisão será referendada em uma reunião com todo o secretariado do partido que acontecerá na próxima quinta-feira (11) ou no próximo sábado (13).

Já Ricardo Gomyde – em entrevista ao jornal Gazeta do Povo – disse que Requião foi eleito e que cabe a ele nomear ou demitir os ocupantes de cargos no governo estadual. Sobre a proximidade com o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB) – fato que foi apontado como possível motivo da demissão -, afirmou que a sua relação com Richa era apenas institucional e que tinha como objetivos trazer investimentos para Curitiba e fortalecer a candidatura da cidade para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

Segundo um membro da secretaria estadual do PCdoB, que não quis se identificar, uma fotografia em que Gomyde e Richa posaram juntos em um evento em Ibaiti, na região do Norte Pioneiro, teria sido o fato que culminou no desligamento do político do PCdoB.

Substituição

O substituto de Ricardo Gomyde será Marco Aurélio Saldanha da Rocha, que era diretor de Esporte da autarquia e agora assume o cargo de diretor-presidente. A nomeação de Rocha pelo governador Requião foi divulgada na tarde dessa segunda-feira (8) pela Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo do estado. A nota diz que Rocha é profissional de Educação Física, foi jogador de futebol - atuou como goleiro – e teve passagens por clubes como Flamengo (RJ), Bahia (BA) e também pelo Atlético Paranaense. No entanto, a nota não apresenta os motivos da demissão de Gomyde.
Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: