Participe da comunidade do meu Blog

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Licitação para penitenciária de Cruzeiro do Oeste deve ser aberta em julho

A nova unidade prisional do estado deverá abrigar 728 presos em regime fechado. Recursos são federais e estaduais. MPF quer impedir a execução da obra

A licitação para a construção da Penitenciária de Cruzeiro do Oeste deverá ser aberta em 22 de julho próximo. O chamado Centro de Detenção e Ressocialização de Cruzeiro do Oeste terá capacidade para 728 presos em regime fechado. Os investimentos com recursos do governo federal somam R$ 18,1 milhões, com contrapartida de R$ 3,6 milhões do governo do Paraná. O anúncio da abertura de licitação foi feito pelo governador Roberto Requião, nesta segunda-feira (29).

De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), de 2003 para cá 12 penitenciarias foram colocadas em operação no Paraná, e o número de vagas aumentou de 6.529, para 14.568. Outras metas, segundo o governo estadual, são a construção de uma penitenciária para jovens e adultos, em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, outra para mulheres, em Foz do Iguaçu, no Oeste, além do Centro Semiaberto Industrial, em Londrina, no Norte.

Ação civil pública quer impedir a obra

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública que se baseia em investigações que identificaram diversas irregularidades na obra, como a falta de licenças ambientais e o descumprimento à Lei Penal no projeto arquitetônico das celas. Pedido à justiça feito na semana passada quer impedir a construção do presídio.
Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: